sábado, 9 de junho de 2018

Natação | Regional Norte DE

Em final de época, a natação marca a agenda desportiva com a divulgação dos resultados dos alunos apurados para as finais desta modalidade.
O Agrupamento de Escolas do concelho de Caminha, estará presente, já nos próximos dias 15 e 16 de junho, em São João da Madeira, nas provas do escalão de iniciados, com os(as) atletas Beatriz Rabeca, Luana Castro, Maria Fernandes, Rita Cunha, Patrícia Afonso e Ivan Rabeca, a quem caberá levar o nome do agrupamento e das escolas básicas e secundárias de Caminha e Vila Praia de Âncora,  dando as braçadas finais de um ano letivo  marcado pelo rigor desportivo,  harmoniosa competição e pedagógica ação dos docentes responsáveis pela modalidade, José Gonçalves e Cecília Terleira.
A este apuramento, recorde-se, soma-se o aluno Eduardo Costa, do escalão de juvenis, cuja prova foi já realizada no passado dia 27 de abril, na Piscina Municipal de Bragança.
A atividade desportiva em meio escolar, suportada nos saberes disciplinares docentes e na integração formativa das diversas modalidades, reconhecida como elemento de valor singular na construção da identidade de cada um, sai sempre reforçada pelos bons resultados alcançados. No entanto, o valor do desporto não se resume ao resultado apurado, mas antes se associa ao significado traduzido na valorização da atividade física, na conduta e entrega à superação das dificuldades, na forma de perseguir as metas individuais e coletivas e no reconhecimento dos outros como agentes de cooperação. 
Para tal contribui também o exemplo na organização das competições, sempre complexas pelo número de provas e atletas envolvidos, na rotina de treinos, no apoio individualizado e motivador que carateriza a ação docente, resultando na referência de qualidade que é hoje a imagem do desporto escolar.
Estes são por isso fatores que encorajam a determinação do Agrupamento de Escolas do concelho de Caminha a dar continuidade à afirmação do desporto escolar no seio da comunidade, criando as oportunidades para que todos os alunos possam nela encontrar a prática desportiva com a qual melhor se identificam.

Sem comentários:

Enviar um comentário