sexta-feira, 20 de outubro de 2017

O Espaço desce à escola de Caminha!



A sede do Agrupamento de Escolas do concelho de Caminha promoveu, no espaço da Biblioteca Escolar, a realização de uma palestra evocativa da Semana Mundial do Espaço.
Como palestrante esteve a Dra. Ana Paulino Afonso, licenciada em Astronomia pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e Mestre em Física pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Atualmente a fazer doutoramento, a Dra. Ana Paulino Afonso procura compreender como é que galáxias como a nossa conseguiram “sobreviver” no espaço e no tempo. Com uma larga experiência de trabalho em diferentes organismos e observatórios, tais como o Laboratório de Astrofísica de Marselha, a Universidade de Leiden, a Universidade de Lancaster, o Telescópio Isaac Newton e o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (Lisboa e Porto), a palestrante partilhou o seu saber com os alunos do 7º ano que em Caminha frequentam o 3º ciclo do Ensino Básico.

Organizada pelo docente de Ciência Naturais, Marcelo Pereira, os alunos, acompanhados pelos professores Rui Costa, Dulce Rodrigues e Ana Pinto, usufruíram da oportunidade de explorar as temáticas de A Terra no Espaço, componente de estudo nas disciplinas de Físico-Química e Ciências Naturais.

A oportunidade temporal de ser dedicada uma semana ao Espaço, com iniciativas diversas em todo o mundo, conjugou-se com a lecionação do mesmo tema, resultando numa ação cujo enquadramento pedagógico foi total.

O agrupamento de escolas registou assim mais um momento de diversidade nas suas práticas, promovendo a partilha e a aquisição de saberes nos domínios da ciência e da tecnologia ao serviço da compreensão do Universo.

JCR | GabCom AESP

Sem comentários:

Enviar um comentário