sábado, 29 de setembro de 2018

Centro Formação Remo de Caminha

Está de volta e em força o remo no concelho de Caminha. No passado dia 26 de setembro o Centro de Formação Desportiva de Remo de Caminha (CFDRC) deu início ao Plano de Atividades previsto para o ano letivo 2018/2019 dando relevo ao espaço formativo de professores com a ação ”Remo na Escola”.
Presentes estiveram todos os todos os professores de Educação Física do Agrupamento de Escolas, trabalhando-se a especificidade do remo e a metodologia didática mais ajustada ao ensino da modalidade, promovendo-se elevados níveis de desempenho e de satisfação dos alunos na prática deste desporto.
O CFDRC foi criado no quadro do Programa Nacional o Desporto escolar, sob a alçada do Ministério de educação, dinamizado em parceria pelo Município de Caminha, o Sporting Club Caminhense (SCC) e o Agrupamento de Escolas Sidónio Pais, sob a responsabilidade deste último. Iniciada a sua atividade no ano letivo transato, é agora feito um balanço positivo da sua ação em 2017/2018, somando-se 3120 presenças nas atividades proporcionadas nos três projeto desenvolvidos: O projeto “Primeiras Remadas”, que deu a oportunidade de se viver a experiência de “Remar“ e que foi dirigido a alunos dos 3º e 4º anos de escolaridade do 1º ciclo do Ensino Básico do Concelho de Caminha; O projeto “Remo na Escola”, dirigido a alunos dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário e que viram integrado nas aulas de Educação Física a modalidade de remo; O projeto “Remo para Todos” dirigido a alunos alvo de medidas seletivas e adicionais de inclusão (Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão), que beneficiaram semanalmente, da prática do remo. O CFDRC promoveu ainda o acolhimento, por dois dias, de alunos do Curso Profissional de Desporto do Agrupamento de Escolas de Benavente, usufruindo de sessões teóricas e práticas de remo.
Com trabalho reconhecido no ano letivo anterior e um plano de ação enriquecedor das práticas desportivas e gerador de oportunidades únicas numa modalidade que se identifica com a vocação de rio e mar do território educativo, é com ânimo que se dá assim início a mais um ano de remo no concelho de Caminha, sob a responsabilidade do Agrupamento de Escolas, no olhar pedagógico atento à diversidade na oferta educativa e formativa dos seus alunos.












Sem comentários:

Enviar um comentário